Histórico



PHTLS(PRE HOSPITAL TRAUMA LIFE SUPPORT)
O curso orienta profissionais da área de saúde no atendimento pré-hospitalar do paciente traumatizado.Programa:

  • Demonstrações
  • Sessões de treinamento prático
  • Cenários com doentes simulados
  • Aulas teóricas
  • Avaliação teórica e prática
Carga horária:   20 horas


ATLS – CAPÍTULO BRASILDISCIPLINA DE CIRURGIA DO TRAUMA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
NATIONAL ASSOCIATION OF EMERGENCY MEDICAL TECHNICIANS
COMITÊ DE TRAUMA DO COLÉGIO AMERICANO DE CIRURGIÕES
“O destino do traumatizado está nas mãos daquele que faz o primeiro curativo.”
                                                                                (Nicholas Senn, Cirurgião)
O trauma é uma doença frequente que atinge todas as faixas etárias, principalmente a população jovem. É a terceira causa de morte na população em geral, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares e neoplásicas. Contudo, é a principal causa de morte entre os indivíduos de 1 a 44 anos de idade. Responde por cerca de 80% das mortes que ocorrem na adolescência.

No Brasil, o trauma mata anualmente cerca de 125.000 pessoas. Embora não haja estatísticas confiáveis, calcula-se que, para cada doente traumatizado que morre, três fiquem com incapacitação permanente, o que representa um enorme custo social.

No atendimento ao doente traumatizado, o tempo é fundamental, não sendo possível, muitas vezes, proceder a investigação propedêutica antes de tratar algumas lesões que comportam risco de vida imediato. A abordagem sistematizada do doente traumatizado permite não perder tempo, não deixar passar despercebidas lesões graves e, em última análise, melhorar o prognóstico do doente, diminuindo a incidência das chamadas mortes evitáveis e do “segundo trauma”, que corresponde ao agravamento das lesões já existentes ou ao surgimento de novas lesões, em decorrência do atendimento inadequado.

Sentindo a necessidade de treinar melhor os médicos que trabalham nos serviços de emergência, o Colégio Americano de Cirurgiões desenvolveu, a partir de 1979, o programa ATLS® (Advanced Trauma Life SupportÒ / Suporte Avançado de Vida no Trauma). Oferecido atualmente em cerca de 40 países dos 5 continentes, o programa ATLS® sistematizou o atendimento inicial ao doente traumatizado, melhorando consideravelmente o prognóstico, particularmente nos traumas graves.

Graças ao esforço pessoal incansável do Dr. Norman McSwain, a National Association of Emergency Medical Technicians (NAEMT) desenvolveu, a partir de 1983, um programa semelhante ao ATLS®, mas destinado aos profissionais de atendimento pré-hospitalar e não só aos médicos, como é o ATLS®. Surgiu assim o PHTLS (Prehospital Trauma Life Support ou Suporte Pré-Hospitalar de Vida no Trauma) que é mantido pela NAEMT em colaboração com o Comitê de Trauma do Colégio Americano de Cirurgiões.
Ainda na década de 80 o programa foi além das fronteiras dos Estados Unidos, sendo atualmente oferecido em mais de 30 países.

No Brasil, os cursos começaram a ser oferecidos em 1997, com 1 curso de instrutores e 8 cursos para alunos. Desde então, já tivemos mais de 100 cursos. Temos núcleos em São Paulo (FMUSP e FCM Santa Casa), Porto Alegre, Belém, Belo Horizonte e Belo Horizonte. Atendemos também outros Estados em todo Brasil.

O curso destina-se primordialmente àqueles que prestam atendimento pré-hospitalar ao traumatizado, quer sejam médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem ou bombeiros. Beneficiam-se ainda da participação no curso outros profissionais da área da saúde (como fisioterapeutas) e do esporte (como professores de educação física e pessoas ligadas a esportes radicais). Muito mais do que simplesmente um curso de atendimento, o PHTLS é um curso de formação em trauma, que aborda também os aspectos relevantes da prevenção e da biomecânica do trauma, além da anatomia, fisiologia e fisiopatologia dos diversos órgãos e sistemas envolvidos nas lesões. Por esse motivo, o curso é também extremamente útil para estudantes das áreas relacionadas à saúde (medicina, enfermagem, fisioterapia, educação física, por exemplo) e para profissionais ligados a departamentos médicos, de segurança e de prevenção de acidentes.

O curso é feito em um total de 20 horas, divididas em dois dias de atividades integrais com aulas teóricas e práticas.
Os temas desenvolvidos nos cursos são:

  • Lições Aprendidas no Atendimento ao Traumatizado
  • Cinemática do Trauma
  • Avaliação e Atendimento Iniciais
  • Via Aérea e Ventilação
  • Sistema Nervoso Central
  • Choque
  • Trauma Torácico
  • Lesões Térmicas
  • Pacientes Especiais (Criança, Idoso e Gestante)
  • Princípios de Ouro no Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado
Em cada um dos temas, é revista a anatomia, a fisiologia e a fisiopatologia pertinentes.
As atividades práticas, ponto forte do programa, permitem treinar, em situação simulada, mas com bastante realismo, o atendimento ao doente traumatizado com ênfase na avaliação da cena, da biomecânica do trauma e nos aspectos fundamentais, tanto da avaliação, quanto do atendimento do doente, dentro do princípio de fazer no local apenas as intervenções necessárias, já que o tratamento definitivo do doente traumatizado só pode ser feito no hospital, muitas vezes até no centro cirúrgico.

Assim, o PHTLS preconiza que não se perca tempo no local em avaliações e intervenções que não são fundamentais naquele momento, particularmente quando se tratar de doente grave.
As atividades práticas treinadas são:

  • Avaliação e Atendimento Iniciais
  • Via Aérea e Ventilação
  • Retirada Rápida
  • Imobilização de Coluna e de Membros
  • Avaliação e Imobilização da Criança
A grande vantagem da implementação do programa PHTLS, particularmente entre os profissionais de atendimento pré-hospitalar, é que ele permite uniformizar a linguagem e prestar atendimento sistematizado à vítima de trauma, evitando perder tempo ou deixar de dar, em cada momento, o melhor atendimento possível. Com outras palavras, quando o atendimento é feito, desde o início, de forma adequada, melhora muito o prognóstico do doente traumatizado, que é o objetivo do atendimento. A literatura médica já apresenta evidências de que o programa PHTLS traz, de fato, benefícios (1, 2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, compartilhe e divulgue...